Falar sobre seguro de vida é falar sobre planejamento financeiro. É falar sobre como proteger a sua renda dos imprevistos que acontecem na vida e garantir que as pessoas que você ama possam ter um futuro melhor, mesmo na sua ausência. Muitas pessoas investem em seguros para carros, imóveis e até mesmo Smartphone, como forma de minimizar os prejuízos e viabilizar o ressarcimento de seus bens materiais, no caso de algum imprevisto. Mas nunca pensaram em fazer um seguro de vida.
Existe bem mais importante do que a sua vida?
“E se um dia eu faltar”? Essa é a principal questão que deve passar na cabeça de quem avalia contratar um seguro de vida. Proteger financeiramente quem ama caso aconteça um imprevisto (formando uma reserva para tranquilizar e amparar seus dependentes) é o principal objetivo desse tipo de proteção. Mas o surgimento do seguro de vida resgatável deu novos contornos para esse produto.
Quem torce o nariz para contratar um seguro de vida justamente por não vislumbrar a utilização do dinheiro em vida, certamente terá nesse seguro uma opção bastante atraente. Esse tipo de produto, além de possuir as coberturas tradicionais de um seguro de vida comum, oferece também a chance do segurado recuperar o valor investido (ou parte dele) devidamente corrigido, caso haja necessidade. Como funciona isso?
O caráter híbrido do seguro de vida resgatável faz desse produto uma mescla entre poupança e proteção financeira aos familiares. Dessa forma, o seguro prevê normalmente a indenização ao segurado (em caso de invalidez ou até doença grave) ou aos beneficiários (em caso de morte do segurado). Mas vai além disso.
Em paralelo, a apólice prevê também o acionamento à seguradora, após um período de carência, para resgatar parte da reserva acumulada antes do falecimento do segurado (ou, a depender do plano, do valor integral aplicado). Ou seja, nessa modalidade, o dinheiro não necessariamente vai direto para os beneficiários.
Muitas famílias não se agradavam do mecanismo de funcionamento do seguro de vida, uma vez que se tratava de um bem intangível, que só seria usufruído em caso de tragédia familiar. Contudo, a possibilidade de ter um ativo ambivalente (seguro de vida + investimento), explica a alta procura desse produto, que ainda é recente no país.
Além da possibilidade do resgate em vida, uma das principais particularidades do seguro de vida resgatável é a manutenção do prêmio (prestação mensal), mesmo com o aumento da idade. Por esse motivo, é natural que essa mensalidade comece em patamares mais altos do que os seguros de vida tradicionais. A diferença entre os valores, entretanto, vai sendo reduzida, gradativamente, ao longo do tempo de contribuição.
O capital segurado é corrigido monetariamente pelo IPCA (Índice Nacional de Preços Amplos ao Consumidor, referencial que mede a inflação no país) e pode ter demais taxas de rentabilidade a cargo da administração da instituição financeira responsável.
Um seguro de vida tradicional é mais indicado a famílias que possuem pouco patrimônio formado e em que, caso houvesse uma fatalidade com o provedor, a família seria desestruturada financeiramente.
Por outro lado, um seguro de vida resgatável é recomendado a famílias que já possuem um patrimônio (ou a perspectiva de construção dele), características que, em tese, diminuiriam a dependência de um seguro de vida tradicional. Isso abriria margem para ter uma apólice híbrida, que permitisse o resgate em algum momento de necessidade.
Morte acidental
Se você vier a falecer por causa de um acidente, seus beneficiários vão receber a indenização estipulada no contrato.
Morte qualquer causa
Se você vier a falecer por causas naturais ou acidentais, seus beneficiários vão receber a indenização estipulada no contrato.
Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA)
Se você sofrer um acidente, coberto pelo seguro, que cause a perda total, ou parcial, de um membro ou órgão e não puder mais trabalhar, receberá a indenização.
Invalidez Funcional Permanente Total por Doença Antecipação (IFPDA)
Se você tiver uma doença, coberta pelo seguro, que te deixe impossibilitado de trabalhar por perda de autonomia, a seguradora antecipará a sua indenização por morte.
Diária por Incapacidade Temporária (DIT) com LER, DORT e hérnias
Se você ficar impossibilitado de trabalhar durante um período por causa de uma doença ou acidente, coberto pelo seguro, receberá uma diária enquanto estiver em tratamento, até o limite de diárias contratado, inclusive se tiver Lesão por Esforço Repetitivo (LER), Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT) ou Hérnias.
Extensão de cobertura para o cônjuge
Você ainda pode estender a cobertura de morte e Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA) para o seu cônjuge.
Seguro de Assistência Funeral Individual (SAF)
Realização ou pagamento das despesas com o funeral, em caso de morte do participante, dependendo do tipo de plano contratado.
CONTATO
(85) 98840 2030